domingo, 18 de outubro de 2015

Lançamento VIL - A Tragédia de Diogo Alves


É já no primeiro Sábado do AmadoraBD que é lançado Vil - A Tragédia de Diogo Alves, o segundo álbum de banda desenhada que escrevo para a Kingpin Books (isto porque o Casulo, como é sabido, tem outras características). Vil foi um daqueles projectos que demorou um pouco a arrancar (do princípio ao fim, é capaz de ter durado uns dois anos) mas felizmente chegou a bom porto e é com satisfação e orgulho que aguardo agora a sua apresentação.


O argumento, como já disse, é da minha autoria (num registo mais negro, diferente da esmagadora maioria das histórias que escrevi até à data), a arte é do Xico Santos (ilustrador português residente na Suécia que só conheci pessoalmente há muito pouco tempo) e a legendagem e edição são do Mário Freitas.

Porquê Diogo Alves?
Porque é uma personagem que sempre me interessou, desde muito jovem. A sua (suposta) história encerra uma série de curiosidades e interrogações profundamente inspiradoras, tudo coisas que procurei explorar e extrapolar através de uma narrativa de ficção pejada de personagens simbólicas e de metáforas (como numa tragédia grega).

Para já, fica o press release...

Baseada no tumulto interior do galego até hoje considerado o maior e mais violento homicida a actuar em Portugal, e na sua relação doentia e tortuosa com uma obscura taberneira, “VIL – A Tragédia de Diogo Alves” coloca história e fantástico na mesma toada, ao som de um tenebroso Fado do Assassino. Contado em quatro capítulos, segundo o olhar singular de quatro personagens simbólicas e a partir das emoções primordiais do protagonista, VIL relata a ascenção e queda de Diogo Alves, numa cidade de contrastes e num país em complexa transição.

68 Páginas, preto e branco.
Formato: 20,2x27,6cm, capa dura.
PVP (C/IVA): 14,50EUR






Apresentação:

24 DE OUTUBRO (SÁBADO) ÀS 16H
AMADORA BD (FÓRUM LUÍS DE CAMÕES - BRANDOA)

2 comentários:

PP disse...

Comprei ontem e não me contive a ler. É um excelente livro com uma muito boa, sinistra e fascinante história. Obrigado pelo autógrafo ontem no Amadora BD!

André Oliveira disse...

Obrigado e um abraço.